EXPOSIÇÕES | 2023

A Poética da Transformação

Artista: Itamar Xavier

De 07 de junho a 10 de agosto de 2023

Envolta na temática da sustentabilidade, a Galeria La Salle recebe o artista e professor Itamar Xavier com o intuito de expandir a reflexão acerca da percepção estética e ética, bem como a educação do olhar transformador.

Natural de São Paulo (SP), Itamar realiza diferentes intervenções em muros de prédios públicos e pontos de ônibus de sua cidade. Recentemente, foi o responsável pela revitalização do Centro de Avaliação e Acompanhamento de Presidente Prudente (Centrinho) e do Inova Prudente.

Disquetes antigos e fitas de vídeo, recolhidos no mutirão do lixo eletrônico, tornam-se suporte de criação para as suas obras em referência às transformações que os eletrônicos sofrem com o avanço da tecnologia.

Seu trajeto criativo busca inspirações em diferentes estilos e artistas, tais como Strike Feno, Preto TNA, Milena Saraiva, Eduardo Kobra e Vik Muniz. Perpassando pelo Realismo, pela Pop Art e pelo Expressionismo, Itamar cria uma poética própria contemporânea, seja ao valorizar a cor como elemento fundamental, seja ao relacionar arte e resíduo sólido para criar texturas.

Itamar nos mostra como o lixo pode ser transformado a partir do olhar artístico e estético, tanto para questionar o próprio fazer artístico quanto para provocar reflexões sobre as consequências dessa cultura de descarte para o meio ambiente. O artista nos revela que o nosso maior desafio é transformar o modo como nos relacionamos com os objetos, como consumimos e como nos desfazemos do que não serve mais.

Itamar atua em programas educacionais em sua cidade por meio de várias técnicas artísticas, tendo no grafite, na pintura, e na arte fruto de materiais recicláveis o seu norte.

// RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

// COMPARTILHE

// ÚLTIMAS EXPOSIÇÕES

ENDEREÇO

Unilasalle-RJ

Rua Gastão Gonçalves, 79

Santa Rosa/Niterói | CEP: 24240-030

CONTATO

+55 (21) 2199-6629

cultura.uni@lasalle.org.br

INFORMAÇÕES

Funcionamento:

De segunda a sexta-feira,

das 9h às 20h

© Todos os direitos reservados.