EXPOSIÇÕES | 2021

Paulo Freire e a Agenda 2030 das Nações Unidas

A partir de 07 de julho de 2021

Laboratório Universitário de Pesquisa sobre Práticas Ativas de Aprendizado – LUPPAA do Unilasalle-RJ

 

A exposição “Paulo Freire e a Agenda 2030 das Nações Unidas” surgiu a partir da elaboração do artigo “ A PEDAGOGIA LIBERTADORA DE PAULO FREIRE COMO INSTRUMENTO PARA ERRADICAÇÃO DA POBREZA E EFETIVAÇÃO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AGENDA 2030 DA ONU” desenvolvido para III Seminário Interinstitucional e Internacional para a efetivação dos Direitos Humanos na Contemporaneidade no ano de 2020 por pesquisadores do LUPPAA-LaSalle. Clique aqui para conhecer o artigo que inspirou a exposição.

 

Esta exposição busca relacionar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, tal qual sugerido no artigo. A exposição relaciona imagens, relatos, sons e a Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU afim de criar pontes com os pensamentos atemporais de Paulo Freire.

 

Essa experiência de aprendizado ativo, elaborada pelos pesquisadores do LUPPAA-LA Salle dos cursos de História, Pedagogia e Relações Internacionais, mostra que a participação ativa de indivíduos marginalizados contribui para atender aos propósitos da educação libertadora de Freire e para alcançar as metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

 

Convidamos a todos para assistir os vídeos elaborados pelos nossos pesquisadores! No link abaixo cada um dos dezessete ODS é apresentado como uma arte visual de cerca de 1 minuto fazendo a relação entre Agenda2030 e a pedagogia de Paulo Freire. Ao final, um vídeo completo nos brinda com todos os ODS e o pensamento freireano.

 

Te convidamos ainda a se tornar parte da nossa Exposição através de uma Nuvem de Palavras. Ao final, registre sua visita no formulário e responda a três breves questões que formarão, nos próximos meses, uma bela obra, da qual você será parte, sobre Paulo Freire a ser adicionada em nosso acervo.

 

Leticia Simões – Coordenadora do LUPPAA-LaSalle
Alice Gravelle – Professora Pesquisadora do LUPPAA-LaSalle

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire

Participaram da elaboração desta Exposição:

– Professoras: Alice Gravelle, Angelina Accetta, Cecília Guimarães, Letícia Simões

– Pesquisadores do LUPPAA-LaSalle: Caetano Hammerschlag, Carolina Bessa, Cecília Barreto, Daniela de Sousa, Débora Estrella, Erika Lago, Giovanna Resende, Guilherme Pereira, Isac Lúcio da Silva, Johanna Larrubia, Luis Henrique Souza, Maria Gabriela Alves, Mylena França, Nicole Rivello, Renata Tavares, Tifanny Mezacasa.


Agradecemos imensamente o apoio do Instituto Paulo Freire

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

COMPARTILHE

ÚLTIMAS EXPOSIÇÕES

ENDEREÇO

Unilasalle-RJ

Rua Gastão Gonçalves, 79

Santa Rosa/Niterói | CEP: 24240-030

CONTATO

+55 (21) 2199-6629

galeria.uni@lasalle.org.br ou

cultura.uni@lasalle.org.br

INFORMAÇÕES

Funcionamento:

De segunda a sexta-feira,

das 9h às 20h

© Todos os direitos reservados.