EXPOSIÇÕES | 2024

As Cores de Angola

Artistas: Filipe Salvador, Barros Tambo e Fabrício Dom | Curadoria: Geraldo Soares | Coleção Particular de Aldemar Celito Jahn | Organizadora: Angelina Accetta

De 20 de maio a 05 de junho de 2024.

Por ocasião da VI Semana Internacional de Africanidades, a Galeria La Salle, em colaboração com a Coleção de Arte Aldemar Celito Jahn, tem o prazer de apresentar a Exposição “As Cores de Angola”. A mostra apresenta o trabalho de três artistas angolanos, refugiados no Brasil, por meio da (re)construção da memória e da (re)afirmação da identidade.
Com a curadoria de Geraldo Soares, a exposição visa destacar a importância da diversidade cultural enquanto patrimônio comum da humanidade, além de revelar a arte como expressão de vida.
Trata-se da oportunidade de conhecermos a experiência de artistas angolanos contemporâneos cujas obras mapeiam a fronteira estética do país. Esses artistas narram suas perspectivas sobre a diáspora e a busca por pertencimento em terras estrangeiras.
Temas como a razão existencial, a sobrevivência, as sensibilidades individuais e a consciência imaginativa-perceptiva se inserem no domínio da técnica e da poética em sua dimensão simbólica, subjetiva e alegórica, traduzidas em metáforas cromáticas que perpassam a pintura dos três artistas.
Sob a influência dos estilos surrealista, expressionista e cubista, os artistas Filipe Salvador, Fabrício Dom e Barros Tambo nos convidam a mergulhar nas complexidades e na riqueza de suas experiências.
Suas obras não apenas transcendem fronteiras geográficas e culturais, como também inspiram reflexões sobre questões universais de pertencimento, migração e resiliência. A exposição é um testemunho vivo da potência da arte, a nos lembrar da nossa humanidade compartilhada.

ENDEREÇO

Unilasalle-RJ

Rua Gastão Gonçalves, 79

Santa Rosa/Niterói | CEP: 24240-030

CONTATO

+55 (21) 2199-6629

cultura.uni@lasalle.org.br

INFORMAÇÕES

Funcionamento:

De segunda a sexta-feira,

das 9h às 20h

© Todos os direitos reservados.