EXPOSIÇÕES | 2021

Arte e Biodiversidade

por Odilon Vieira

A partir de 28 de junho de 2021

A Exposição Arte e Biodiversidade na Galeria La Salle é um convite à percepção da Ilustração científica enquanto componente visual artístico da divulgação das Ciências.

A ilustração naturalista surge como uma necessidade de se registrar a biodiversidade durante a época das grandes expedições, sendo, naquela época, o meio mais viável para tal. Dessa forma, era imprescindível manter um ilustrador na equipe durante as expedições, sendo que muitos naturalistas eram também exímios ilustradores. Tais expedições contribuíram divulgando importantes porções da biodiversidade para a ciência, mas, ainda hoje, grande parte dessa biodiversidade permanece desconhecida do público em geral.


Odilon trabalha com as vertentes científica e naturalista da ilustração há cinco anos, onde expressa aspectos da biodiversidade utilizando desde técnicas tradicionais, como lápis de cor, nanquim e grafite, até técnicas digitais, como raster e vetor. O artista busca retratar espécies não muito conhecidas do público leigo, principalmente espécies brasileiras, seja pela beleza estética, pelo aspecto cultural ou por ameaça de extinção, com o objetivo de utilizar a arte para divulgar a nossa rica e ameaçada biodiversidade.


Trata-se de ilustrações naturalistas de espécies brasileiras, demonstrando a diversidade de formas, cores e grupos que compõem a nossa rica biodiversidade, carente de preservação.

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

COMPARTILHE

ÚLTIMAS EXPOSIÇÕES

ENDEREÇO

Unilasalle-RJ

Rua Gastão Gonçalves, 79

Santa Rosa/Niterói | CEP: 24240-030

CONTATO

+55 (21) 2199-6629

galeria.uni@lasalle.org.br ou

cultura.uni@lasalle.org.br

INFORMAÇÕES

Funcionamento:

De segunda a sexta-feira,

das 9h às 20h

© Todos os direitos reservados.